O NOSSO SEGUNDO LAR COM UMA MARIA DE 4 RODAS.
 
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 FUNCIONAMENTO DE UM TGV

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trex

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MensagemAssunto: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 10:07 pm

Para os curiosos e nao so deixo aqui uma ilustração NAO DE UM COMBOIO mas sim do funcionamento dos famosos TURBOS DE GEOMETRIA VARIAVEL

Como sabemos os turbos convencionais contam com o lag em baixas rotações do motor onde os rotores da turbina demoram muito para começar a girar, já que os gases do escape não têm força para fazer a turbina girar. Uma solução para isto é utilizar um turbo pequeno de baixa pressão que comece a comprimir o ar aspirado pelo motor desde rotações muito baixas, mas como nem tudo é perfeito, em altas rotações do motor o turbo de baixa pressão não tem capacidade suficiente para comprimir quantidades grandes de ar. Sendo assim, a potência que ganhamos em baixas rotações, não será tão bem aproveitada em alta rotação. Logo, criou-se uma solução, o turbo de geometria variável.

O turbo TVG diferencia-se do turbo convencional pela utilização de um prato ou coroa no qual estão montadas aletas móveis que podem ser orientadas (todas em conjunto) num ângulo determinado mediante um mecanismo de vareta e alavanca empurradas por uma cápsula pneumática, sistema parecido com o utilizado na Válvula Wastegate.










Para conseguir a máxima compressão do ar em baixas rotações as aletas devem se fechar, já que diminuindo o espaço entre elas, aumenta a velocidade dos gases de escape que incidem com mais força sobre as pás do rotor da turbina (menor espaço = maior velocidade). Quando o motor aumenta as rotações, a pressão no coletor de admissão também aumenta, logo a cápsula pneumática detecta este aumento e através de um tubo faz um movimento que empurra o sistema de comando das aletas para que estas se movam para uma posição de abertura maior, o que faz a velocidade dos gases de escape seja menor (mais espaço = menor velocidade).
As aletas estão montadas sobre uma coroa (como se vê na imagem abaixo), peça essa que regula as aletas para que abram ou fechem nos momentos determinados.





Abaixo você pode conferir algumas características do funcionamento da turbina de geometria variável:



Na figura da esquerda vemos como as aletas adotam uma posição fechada que apenas deixa espaço para a passagem dos gases de escape. Esta posição é adotada pelo turbo quando o motor gira a baixas rotações e a velocidade dos gases de escape é baixa. Com isto é possível acelerar a velocidade dos gases de escape, ao passar pelo estreito espaço que fica entre as aletas, o que faz incidir com mais força os gases sobre a turbina. Essa posição mais fechada é adotada quando se exige respostas maiores do motor, por exemplo, quando se parte de uma velocidade baixa, ou rotação baixa, o que faz com que o motor possa acelerar de uma forma mais rápida como numa ultrapassagem ou numa aceleração brusca.

Na figura do centro as aletas tomam uma posição mais aberta que corresponde a um funcionamento do motor com um regime de médio de rotações e marcha normal, neste caso o turbo TVG vai se comportar como um turbo convencional. As aletas adotam uma posição intermediária que não interfere na passagem dos gases do escape.

Na figura da direita as aletas adotam uma posição muito aberta devido ao alto regime de rotações do motor, onde os gases de escape entram em alta velocidade no turbo fazendo a turbina girar em alta rotação. Neste caso, a posição das aletas realiza a função que realizava a válvula wastegate nos turbos convencionais, isso é, limita a velocidade da turbina quando o motor gira a altas rotações onde há muita pressão no coletor de admissão, isto explica por que é que os turbos VTG não têm válvula wastegate.

O funcionamento que vimos para o Turbo TVG é teórico já que o controle da cápsula manométrica, da mesma forma que nos turbos convencionais mais modernos, se faz mediante uma central eletrônica que se encarrega de regular a pressão que chega à cápsula manométrica nos turbos TVG e à válvula wastegate nos turbos convencionais, em todas as margens de funcionamento do motor e levando em conta vários fatores, como a temperatura do ar de admissão, a pressão atmosférica, e as exigências do condutor.



Mas como nada é perfeito, um dos inconvenientes que apresenta este sistema é a sua maior complexidade, e por isso, o maior preço quando comparado com um turbo-compressor convencional. Assim como o sistema de lubrificação que necessita usar óleos de maior qualidade e trocas mais frequentes.

Espero que este post tenha tirado algumas dúvidas sobre este sistema utilizado em motores diesel e gasolina, muito conhecido nos Porsches.

Abraços e até a próxima.





Última edição por trex em Seg Mar 14, 2011 10:12 pm, editado 1 vez(es)
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pedro olisani

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 10:11 pm

tem que ser um dos proximos upgrades na minha maquina!!!
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trex

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 10:14 pm

desde que bem afinado é um grande upgrade, para os nossos tem de ser de comando por vacuo!
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paulino29

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 10:23 pm

Cuidado se o Socrates lê este tópico....ainda se confunde com o seu TVG affraid
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trex

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 10:32 pm

paulino29 escreveu:
Cuidado se o Socrates lê este tópico....ainda se confunde com o seu TVG affraid
o TGV do socrates dava para comprar a GARRET e fazer-mos nos os turbos lol!
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 10:40 pm

eu ja so pedia 1 para mim
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 11:20 pm

Bela informação Cool

Tambem gostava de dar uma vitamina dessas ao meu 1.9d
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Seg Mar 14, 2011 11:24 pm

parece que é unanime, estamos todos necessitados de tgv´s... afinal o socrates tem razao!!! lol!
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Ter Mar 15, 2011 9:09 am

será melhor um de geometria vareavel ou fixa??
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pedro olisani

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Ter Mar 15, 2011 1:25 pm

eu ouço sempre falar no variavel...
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trex

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Qua Mar 16, 2011 1:16 am

Super Samurai escreveu:
será melhor um de geometria vareavel ou fixa??

em diesel é sempre melhor um TGV, tens o bom de dois mundos, os turbos pequenos e os grandes (ate certo ponto claro) ficas com o lag que tens antes de o turbo fazer pressao bem mais pequeno, ou seja por ex um carro em que o turbo faça a maxima pressao das 2000rpm ate as 4000, com um tgv faz logo desde as 1300rpm por ai...para gasolina nao é aconcelhavel porque nao aguentam...

Não é um investimento assim tao grande como se pode pensar, ja se arranja TGV entre os 100€ e os 2000€ é so escolher lol!
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JUKABAZUKA

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Qui Mar 17, 2011 12:16 am

trex escreveu:
desde que bem afinado é um grande upgrade, para os nossos tem de ser de comando por vacuo!
Boas Trex,
será que podias-me explcar o que é isso do "comando por vácuo"?

Obrigado
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trex

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Qui Mar 17, 2011 7:54 pm

a geometria é comandada ou por vacuo ou electronicamente, como os nossos samukas nao teem electronica tem de ser por vacuo.
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JUKABAZUKA

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sex Mar 18, 2011 11:23 am

trex escreveu:
a geometria é comandada ou por vacuo ou electronicamente, como os nossos samukas nao teem electronica tem de ser por vacuo.

Ok, já entendi Smile

T Y Wink
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trex

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sex Mar 18, 2011 8:31 pm

JUKABAZUKA escreveu:
trex escreveu:
a geometria é comandada ou por vacuo ou electronicamente, como os nossos samukas nao teem electronica tem de ser por vacuo.

Ok, já entendi Smile

T Y Wink

é algo que feito por quem sabe é relativamente facil de mudar, podes arranjar um turbo com o comando electronico e adaptar la um por vacuo para poder funcionar no samuka!

Para quem nao sabe é a peça que faz com que a geometria varie, ou seja, abra e feche, consoante o funcionamento do motor, se o motor esta a trabalhar com RPM baixas a geometria vao fechar quase para que faça pressao mais rapidamente depois a medida que a pressao vai subindo a geometria vai abrindo, é como se tivessemos um turbo pequeno quando arrancamos e a medida que vamos acelerando o turbo vai crescendo, explicado um pouco estupidamente é isto. lol!
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pedro olisani

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sex Mar 18, 2011 9:31 pm

é das proximas coisas que vou tratar...so que queria mudar algo mais para alem do turbo, senao de pouco serve!!
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sab Mar 19, 2011 4:00 pm

pedro olisani escreveu:
é das proximas coisas que vou tratar...so que queria mudar algo mais para alem do turbo, senao de pouco serve!!
Não é obrigatorio teres de mudar algo mais que o turbo, podes meter um TGV equivalente ao de origem e, para mim, ja é uma boa evolução, mas pronto uma vez que é para gastar dinheiro e ter chatices mais vale meter logo um pouco maior, ai sim ja deve ser acompanhado de intercooler, radiador de oleo, bomba injectora e injectores, mas depois vem a incognita, sera que este motor de porcelana aguenta??
è bastante facil tirar cavalos de um motor diesel, pena o nosso ser tao fragil... pale

Aponto que nao seria demasiado dificil chegar aos 120cv pelo menos
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sab Mar 19, 2011 7:31 pm

trex escreveu:
pedro olisani escreveu:
é das proximas coisas que vou tratar...so que queria mudar algo mais para alem do turbo, senao de pouco serve!!
Não é obrigatorio teres de mudar algo mais que o turbo, podes meter um TGV equivalente ao de origem e, para mim, ja é uma boa evolução, mas pronto uma vez que é para gastar dinheiro e ter chatices mais vale meter logo um pouco maior, ai sim ja deve ser acompanhado de intercooler, radiador de oleo, bomba injectora e injectores, mas depois vem a incognita, sera que este motor de porcelana aguenta??
è bastante facil tirar cavalos de um motor diesel, pena o nosso ser tao fragil... pale

Aponto que nao seria demasiado dificil chegar aos 120cv pelo menos

um engenheiro mecanico disse-me um dia que com 600 euros ja metia este motor a vontade com 140 ou 150 cv e sem estragar o motor!!

ele disse que este motor aguenta bem e que é uma boa base....

a partir daí ja nao sei... mas fiquei a pensar naquilo Laughing
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Dom Mar 20, 2011 5:02 pm

<não acredito nisso, o meu so com bomba injectora e mais pressao foi a vida, imagino com mais carga.... mas é bastante facil tirar cavalos dum motor diesel, conheco por exemplo um caso de um carro que de origem tinha 130cv e neste momento tem 400 e poucos cv, é tudo uma questão de €
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Qui Mar 24, 2011 2:09 pm

trex escreveu:
<não acredito nisso, o meu so com bomba injectora e mais pressao foi a vida, imagino com mais carga.... mas é bastante facil tirar cavalos dum motor diesel, conheco por exemplo um caso de um carro que de origem tinha 130cv e neste momento tem 400 e poucos cv, é tudo uma questão de €


O meu não aguentou com o intercooler com a bomba adientada e o turbo... partiu...

devia ter para aí 95cv, não fasso ideia...

Estes motores são muito fracos, cuidado...
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Qui Mar 24, 2011 7:35 pm

mais uns meses e pode ser que isto comece a levar umas alteraçoes em condiçoes mesmo!!
estribos e para-choques é o menos, eixos motor e etc etc é que interessa...ate ao fim do ano isto deve começar a correr como Twisted Evil
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Qui Mar 31, 2011 11:02 pm

Se estas a pensar em investir no motor mete o do sxara, ja é de 90cv ja tem IC e é bem mais fiavel ou entao tenta arranjar um 2.1td e ja ficas com 110cv a partida, o nosso de origem nao aguenta muito.
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sex Abr 01, 2011 1:14 pm

se correr como quero que corra leva logo com cabstar ou rd28t no minimo Twisted Evil

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xkill

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sex Abr 01, 2011 10:35 pm

Cabstar ainda vá que não vá agora o rd28t....

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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   Sex Abr 01, 2011 10:42 pm

xkill escreveu:
Cabstar ainda vá que não vá agora o rd28t....


Realmente....o que vale é que nao cabe la!! lol!
paa meteres um rd28t mais vale o 3.0 do vx Twisted Evil
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MensagemAssunto: Re: FUNCIONAMENTO DE UM TGV   

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